Temudgin - ( Gengis Khan, O Mongol e suas Peripécias - 850 anos)

Situação Geográfica da Mongólia
Situada na Ásia Central ( Centro Leste - entre a China e a Rússia), 1,5 milhões de quilômetros quadrados, um terço do território, ocupado pelo deserto de Gobi, o maior da àsia, avança norte da China.
Capital: Ulan Bator ( 2,5 milhões de habitantes), metade vive  de criação de animais, mora num GER ou GUÉR - Tenda redonda tradicional, revestida de lã de camêlo para proteger-se  de invernos rigorosos, fora as Antenas Parabólicas, vivem igual a 800 anos atrás. Longe influência moderadora do clima exercido pelos Oceanos (Clima Continental mais rigoroso do mundo - (Ásia Central); se estende desde o século XIII, acima Deserto de Gobi e Cadeia de Montanhas. Gobi; deserto situado ao norte da República Popular da China , Sul mongólia, Próximo Casaquistão e ponto mais baixo a Sul

Séculos  XIII  região remota do mundo (Ásia Central), Tribos nômades habitavam aquela região ( Povo barbaro e de baixa cultura), - alí nascera em 1162, aquele que lideraria um dos mais eficientes exércitos já reunidos. Impiedoso e Violento, conquistou o maior Império que um só homem já dominou. Seu nome era Temudgin - ( O Gengis Khan).
Bárbaro, Mongol, viveu de 1162 a 1227; construíu o maior Império da história, unindo assim: China, Turquia, Turquestão,, Irã, Iraque e parte da Rússia, região que se estende da costa do Pacífico ao Mar Cáspio; seus parentes, chegaram a europa e ao Golfo Pérsico. Sua carreira militar foi a mais fulminante da história.
 Além de dispersos geograficamente, os Mongóis, não possuíam leis escritas, sequer tinham escrita. Não conheciam a agricultura e seus modos eram pouco civilizados , mesmo para os padrões da época. Fala-se que não tomavam banho e comiam carne crua e viviam impestados de piolhos e outros parasitas.Impiedosos, pilhavam seus vizinhos inimigos, matavam com crueldade ímpar, raptavam as mulherews e escravisavam os seus filhos ( Na Guerra).
Qualidades positivas de Gengis khan
Nem só o terror construíu o Império de Gengis Khan - líder carismático, com profundo senso de justiça. Atos de bravura, conquistavam seu coração e os guerreiros mais valentes , mesmo entre os seus inimigos, eram compensados com posição de comando em suas tropas. Por outro lado, os traidores eram castigados com a morte. o lider era grato indescretivelmente aos amigos e respeitava a religião alheia, incorporando, Cristãos, Budistas e Muçulmanos. Em seus quadros , valoriza o conhecimento , ao seu modo; entre os prisioneiros, aqueles que tinham profissões ou habilidades, eram enviados para Caracorum, fortaleza militar que, servia de capital para os Memudgin - seu nome verdadeiro nasceu em 1165, à beira do rio Onon - noroeste Mongólia - Uma vastidão de terras planas e clima árido, ocupado pelos Turcos até o século XII. Alí viviam tribos nômades, organizadas em Clãs, entre os mais importantes, os Tártaros, os Caraítas, os Merquitas, os Naimanos  os quirquizes, os Oraites e os Mongóis. Aos 8 anos, após a morte de seu pai - Yesuguai, envenenado pelos Tártaros, Temudjin e sua família, foram abandonados com poucas posses e alguns cavalos. Viviam da pesca de pequenos animais, peixes do rio Onom da coleta de frutas e do leite das éguas. Aos 15 anos, almejava assumir a liderança da família, composta por mãe e três irmãos, a segunda esposa de seu pai e dois meio - irmãos. Um deles Bekter, também candidato ao posto de chefe do grupo.
O Exército Mongol funcionava com precisão e eficiência admiráveis - organizava-se em dezenas, formados por dez homens que atuavam juntos em combate:Saques ou obtenção de Suprimentos
Organmização do Exército Mongol e Estratégia Militar
A cada dez dezenas, um Chefe, a cada cem, um Kan e a cada mil, uma Horda, dirigida por um
general, submissa ao grande Khan.
Montaria e Armas
Aprendiam as artes de montar e utilizar que lhes seria úteis ( O Arco  Composto ), desde a tenra idade. Homens capacitados deviam participar da caça e da guerra, até os 60 anos.
Literalmente, o Exército de Temudjin, o Gengis -khan, reunia a totalidade da população masculina adulta.
Código de disciplina
Não havia escrita: ( Código de Ética oral  restrito ) ou  Código de Disciplina.
O abandono de companheiro na batalha era punido com morte (Castigo)
Organização de um Exército espetacular e Matemático,  Sistema Decimal ou Progressão Geométrica, ( l0, 100, 1000, 10.000 homens ) - maior Unidade Combatente, como uma divisão moderna, mantinha por sí , uma prolongada luta.
Identificação do soldado individualmente: De 1000 homens - dela tomavam parte - equivalente a um Regimento Moderno.
As Tribos mongois originárias Unidades de 1000 homens cada.
Povos Conquistados: Tartaros e Merkits - desagregados e divididos em Unidades de cem Guerreiros, para que, não pudesse ser uma ameaça organizada para a família reinante.
Divisão do Exército: Dezenas (Arban), Centenas ( yagghun ), Milhares (Mingghan) e Dezenas de Milhares ( Tumen )..
Emboscadas : especialistas em ataques de Surpresa - patrulhas de Reconhecimento e Movimentos Sincronizados para atacar o inimigo em desvantagem eram dirigidas pelos respectivos Chefes. Os cinco generais mais importantes do Exército mongol foram denominados os "Lobos de Temudjin": Borgochu Suanda (irmão jurado )Yebe, a Flecha, Kublay, Yelme e Sabotei.
Os Generais conforme seus Inimigos - ferozes
Diziam que se alimentavam de Sereno e comiam Carne Humana e eram tão ferozes que o grande Khan tinha que amarra-los. Quando os liberavam para irem à Guerra, calvagavam ao Vento diante dos Arqueiros, com a boca aberta, babando de alegria.
Exército Mongol
Campanhas sem provisões
Viviam do que encontravam em suas marchas  campanhas sem Provisões ( Único no Mundo ).No Deserto sobreviviam bebendo Sangue de Cavalo - ( abriam uma pequena Fenda para beber dele) e iorgute de leite de égua.
Espionagem e Técnicas utilizadas
Espionavam e copiavam técnicas utilizadas pelos adversários :Elefantes Persas ou Máquinas pesadas dos Chineses.
Uso Exaustivo do Terror
população massacrada pós captura - próxima cidade se rendia sem luta, cidade, após cidade, ante a chegada do exército Mongol.
Brilhante estrategista
o maior exército da história, não foi construído com apenas Força Bruta e Matança: grande Estrategista, brilhante,  barbaro Governante  e terrível Vingador
Seu nome significa; o que trabalha o Ferro.
Inimigos que se destacavam: Targutaí, este matou seu pai e o perseguia; objetivo, ser o rei dos Mongóis em definitivo
Os Merquitas o perseguia; motivo, Iesuguey sequestrou a bela Joguelún, a mãe de Temudjin.
Yamuga, um amigo que havia realizado um Pácto de Sangue  e que havia traído Temudjin.
O grande Khan o derrotou.
Chineses e Cidades Inexpugnáveis
Os Mongóis não podiam vencer, sitiaram por longo período, mesmo com grandes  prejuízos.
Proposta de gengis-Khan
Levantarei sitio à cidade:os deixarei em paz se me derem todos os Pássaros e aves.
Grandes gaiolas lhe foram dadas.
Quando de posse do que pedira , passou óleo em suas asas, ateou-lhes fogo e as soltou - voaram para os seus ninhos nos telhados da cidade, incendiando-a. Desesperados, os habitantes correram para fora , caindo pelas espadas dos Mongóis.
Batalha contra turgutai e Yamuga
Com forças inferiores, cada soldado construíra um boneco do porte de uma pessoa e o pusesse em cavalos reservas: quando um cavalo cansava, montavam-no ao lado; sendo um dos Exércitos mais rápido da história, via-se duas vezes mais numeroso, atemorizando adversários - decisivo para o desenlace vitorioso das batalhas.
O Sistema de Correios
O mais rápido da história, cada Mensageiro a galope rápido, com um bom par de cavalos de rerserva - um sistema de percurso com alcance de 2,5 quilômetros por hora, durante quatro horas contínuas para levar mensagens de um posto para outro. Soldados não paravam para trocar os cavalos , para não perder tempo.
Rápto de sua esposa por Merquitas
- Com ataques fulminantes, destruíu vários acampamentos até encontrar sua amada e uma vez encontrando-a, fez amor por toda a noite; seu primogênito nasceu nove meses depois.
Estratégia na Cavalaria
- Simula fugir para provocar investidas exaustivas dos inimigos, tornando-os vulneráveis - giravam velozmente, convertendo-se nos caçadores.
Conquista da Hungria
Cavalaria  rápida Mongol e Cavalaria pesada Húngaros. Famosa pelas  proteções que usavam seus soldados, como peitoris , escudos e lanças que pesavam demais, inbatíveis em lutas frente a frente, Gengis-khan, simulava retiradas. Cavalos Húngaros se esgotavam, debaixo do peso das armaduras, os Mongóis, contra-atacavam  por todos os flancos, com seus rápidos cavalos, indo atrás, atirando flechas e matando-os pelas costas.
Implantação de um Código de leis muito severas.
Inspirando-se  nas crenças e costumes Turco-Mongóis. Só seus Generais, tinham certa imunidade contra estas leis, porquanto lhes permitia cometer certo número de erros, enquanto que para o resto, não havia perdão.
Em 1214 Zhongdu, capital do Império Jin pagou enormes tributos aos barbaros das chamadas Estepes e estes se foram. Em 1215, 2ª invasão, desta feita, nem os muros de pedras, com 12 metros de altura, nem a chuva de setas , despejadas pelos mais de cem mil Arqueiros postados no alto das torres, foram capazes de deter o cerco. Quém não fugiu se arrependeu; a cidade foi saqueada e destruída. Seus habitantes foram mortos e escravizados. Zhongdu foi mais tarde  batizada como Pequim ( mais uma vítima da máquina de guerra comandada por gengis Khan.
A China não aplacou o apetite de Gengis Khan por novas conquistas; entrou em choque com o Império Mulçumano de Khwarazm - uma das possessões Turcas na região que havia composto a Pérsia. Se estendia do Mar Aral ao norte ao Golfo Pérsico (Ásia Central). Época do maior poderio Militar no Continente asiático.
No início, as relações de Gengis khan com o Sultão Maomé II, foram boas mais não por muito tempo.
Maomé II, acusou os Mongóis de saquearem Caravanas turcas que voltavam da China - em represália matou os Embaixadores Mongóis, foi a gota D`agua.
Liderados pelo próprio Khan, um enorme Exército de 200000  homens, invadiu o território Khawarzm.
As cidades que resistiram acabaram com Bocara no atual Uzbequistão, dizimada por série de incêndios.
Os Mongóis tomaram grande parte da região que, corresponde ao Irã e Turcomenistão.
Em Samarcanda, um dos mais prósperos centros urbanos da época e onde morava o Sultão, as baixas foram menores por pagarem um pesado tributo, mas 30.000 membros derrotados,  foram mortos.
Gengis Khan destacou dois dos seus melhores Generais para capturarem o Sultão, este nunca seria encontrado, morrera, doente em um esconderijo porém na perseguição, os Mongóis invadiram várias cidades do reino da Rússia. Gengis Khan morreu no nordeste da China de causa desconhecida ( 1227 ).
Especulações morte lider vão desde Malária a ferimentos provocados por uma queda do cavalo.
Seus restos mortais, foram levados para a região onde nasceu e alí fora sepultado.
Após morte de yamuka, Temudjin era o lider de fato dos Mongóis, faltava ser lider de direito. Em 1206, o ano do Tigre ; um Kuritai ( uma espécie de Assembléia) - foi convocado entre os mandatários das dezenas de tribos que viviam nas Estepes. A beira do rio Onon se reuniram e declararam que, Temudjin , seria chamado Chings Khan ( Gengis é a versão pérsica do nome, que ficou famoso por terem sido eles os primeiros a relatarem sua história, significando o nome: "Soberano do Oceano"
Não se sabe o significado do título, considerando que os Mongóis não tinham nenhuma intimidade com a água salgada. A explicação é que sendo o Oceano, a maior coisa que eles conheciam, denominaram seu nome assim, compara-lo a algo sem fim, eterno e soberano infinito, ou engrandecer cada vez mais o seu lider. O lider militar, deixou momentaneamente a espada , para compilar uma série de leis chamadas VASAK - entre outras coisas, instituíam o Serviço Militar obrigatório a partir de 15 anos e na condenaçãoa morte em caso de furto ou adultério.
Pela primeira vez na história dos mongóis, um lider estava acima de todos os chefes tribais e de suas tradições e leis orais. No ano seguinte, Gengis Khan, retornou suas campanhas militares. Desta vez, levando suas ambições a lugares mais distantes. Motivação: conquistar terras para pastagens, saqueare fazer escravos. Não tinham muito para preocupações a não ser cavalos - o forte de seu exército, que além de excelente técnico para combate e montaria, não possuía nenhuma outra característica. Não era precisamente bem armados  que utilizava estratégias inovadoras.
Considerações finais
O lider  Temudjin, o Gengis Khan, tornou-se uma lenda que suplantou as já existentes e em sua carreira militar, advinda de uma época remota e lugares inósptos e vida dificultosa, perdendo seu pai aos 8 anos de idade, foi o maior estrategista da história do mundo, construindo um Império imenso e um exército de guerreiros valentes jamais encontrados, porquanto de soldado a general vestiam a mesma roupa e comiam a mesma comida e faziam os maiores sacrifícios para se manter a bel-prazer nas fileiras de seu grande lider. Não tinham leis escritas e só Orais e sequer a Escrita existia, comprovando-se que além de barbaro, era extremamente inteligente e criativo.

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Passo de Camaragibe Querido e os Meus Oito anos - 2

LUCRÉCIA BÓRGIA - SÉCULO XV

Tragédia de Inês de Castro