Átila o Rei dos Hunos e a Glória Romana

A glória Romana e seu esplendor - Império Romano e suas dinastias - Exército e grandes Generais, Centuriões, Tribunos, Senadores, guarda Pretorial, suas tradições e lendas, as sete Colinas, o Coliseu -Anfiteatro (diversão pública),  fundação como Império - datas comumente propostas marcam a passagem de República para Império (transição) - incluindo indicação de Júlio Cezar como ditador perpétuo (44 a.C.) - fala-se, 500 anos como República precedendo ao legítimo império. Seu território com superfície de 6,5 milhões de quilômetros quadrados. Comenta-se que teve início como império a 27 a.C. e fim convencional (395 - morte Imperador Teodósio I ) marcando assim a última divisão. Em 476, o Imperador Rômulo Augusto abdicou - marcando o fim do Império Romano do Ocidente e em 1453, cai o Império Romano do Oriente ou Império  Bizantino ( culminando com morte de Constantino XI e a  tomada de Constantinopla pelos Turcos Otamanos, liderado por Mehened II. Dizem que a verdadeira fundação de Roma, deu-se a 776 a.C. - irmãos gêmeos, Rômulo e Remo criados e amamentados por uma loba (lenda romana).
Nomes em destaque: Júlio Cesar ( doze Cesares de Roma ), Marcus Aurélio, Marcus Túlius Cícero (106 anos  a.C.) e Marco Antônio, este, Centurião Romano. Ainda Cipião o Africano e Pompeu (Grandes Generais).
Roma, a Senhora do Mundo
Fragilizada, decadente, chegando ao Caos Político, enfrentando guerras e problemas internos, conquistas de novos territórios, a corrupção campeando; tentativas de entrarem em Roma com Aníbal o Cartaginês "Guerras Púnicas" e outros, todos sentindo as fraquezas da Pátria  que tinha nas mãos, os territórios do mediterrâneo e outros.
Ocorreu o grande fenômeno, seus Pilares de sustentabilidade, não suportaram o peso das investidas - fizeram com Roma, o mesmo que Roma fazia no passado. Até recentes reinados das Estepes da Ásia Central, invadiam seus territórios ou tentavam invadi-los.

Átila o Rei dos Hunos
Advindo das Estepes da Ásia Central, construíram seus domínios até a Alemanha e do Danúbio ao Báltico, essas tribos se unificaram através de suas lideranças, fundaram um Reino e estabeleceram suas forças, entre
 os Mares Báltico e Negro.
Antes eram tribos com diferentes chefes até as idéias mais avançadas da unificação do poder através de seus líderes e irmãos Átila e Bleda são entronizados entre 433 e 434, Não se sabe a data do nascimento da dupla. Fala-se que em 441, houve grande seca e os Hunos migraram para outras regiões. Comenta-se que apelidaram-no " o Flagelo de Deus" porquanto, bárbaro e cruel, devastou territórios do decadente Império Romano e se auto- elogiava, com os malfeitos e pronunciava a torpe frase: " A grama não volta a crescer onde pisa meu Cavalo." subentende-se que essa bravata infantil ou infanto-juvenil, tratava-se de um auto-elogio a sí próprio e não às qualidades do cavalo,  assim como "O elogio a loucura"  de certo pensador: quando ninguém te elogiar, elogia- te a si próprio.
Dizem que, em alto intento de egoísmo e loucura, talvez fosse psicopata, mandou matar seu irmão Bleda para ser o único mandatário: O Rei dos Hunos.
O Tratado de paz com o Império Romano do Oriente, quando tomaram SINGIDUNUM (BELGRADO), pela falta do pagamento de tributos de Constantinópla.
Paz restabelecidas pelos Bizantinos após um ano, sendo portanto desrespeitado ou rompido o novo tratado e voltaram a destruir as cidades do Danúbio. Em Constantinopla , tomaram Filipópolis (Plovdiv).
Duas vezes derrotaram o Império, sitiaram a capital.
Península de Galípoli - Após derrotas, Constantinópla foi obrigada a aceitar as condições impostas por Átila.
Dizem que houve outro levante contra o Império Bizantino dois anos depois, campanha pouco conhecida; sabe-se porém que as condições de paz, foram favoráveis aos Hunos (Átila e Theodosius II - acordo de paz)
Átila- aumentou seus domínios ao sul do Danúbio e favorecido com vultuosos tributos.
Invasão da Gália - apesar da morte do do rei Visigodo, Teodorico I, os Hunos foram derrotados e obrigados a abandonar a Gália, primeira derrota de sua campanhas com toda sua intuição militar.
Átila e sua vingança: Invadiu a Península itálica, um ano depois saqueou Pádua, Verona e outras cidades da circunvizinhança.
Antes de chegar a roma, resolveu voltar, motivado pela Epidemia de peste na Itália.
Sobre mulheres, apenas fala-se na proposta de Honória, romanesco contato com o rapaz - rei Átila sem sequer conhece-lo. após o regresso ao seu acampamento da Panônia, decidiu casar-se, morrendo na noite das bodas (ocorrência bizarra - dia casamento)
Fala-se que seus coveiros, foram assassinados para que  nunca revelassem onde o sepultaram junto aos seus tesouros; em sua triste história, não consta mulheres, o certo é que o bárbaro morreu solteiro
Com sua morte o reino desintegrou-se definitivamente. dividiu-se o Império entre seus filhos que, sem condições de enfrentar os Germânicos sobre as hordas (entre 453 e 454).
Dizem que bem antes de sua morte, enviou embaixadas, exigindo tributos dos impérios Romano do Ocidente e do Oriente por não ter casado com Honória, neta de Teodósio II.
Poucas informações sobre o cidadão Átila (nome bonito), ora,  quantos Átilas encontramos no mundo atual de formas  enrustidas, prefiro TEMUDGIN (Gengis Khan), creio que até as crianças, mas afinal,  faz parte da história dos nossos heróis D`outras épocas, refiro-me às peripécias da sua perversidade e exigências propriedades alheias, como expansão territorial,  tributos e a inglória de não aproveitar os  tesouros conquistados, servindo de exemplo para os que amam o vil metal e repudiam os verdadeiros valores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Passo de Camaragibe Querido e os Meus Oito anos - 2

LUCRÉCIA BÓRGIA - SÉCULO XV

Tragédia de Inês de Castro