O EGITO É DOM DO NILO

Desde o Colégio Guido de Fontgalland, Maceió,Al, que ouvia esta frase dos professores de "História e Geografia" - O EGITO É DOM DO NILO, esta fráse já reproduzida dos antepassados da história daquele belo país, situado no continente Africano. O rio Nilo trata-se em termos de extensão e volume de  água, o segundo maior do mundo (6.627,5 quilômetros). No ponto de vista histórico, é o primeiro e de maior utilidade para a humanidade. Segundo registros  da história, no século V a.C, o historiador Heródoto percorreu o rio Nilo até Assuã, local onde anualmente há uma barragem. Ainda registra-se que o Imperador Nero percorreu suas margens com seu grande Exército; conclui-se que o Nilo pertence à história no passado e no presente. A maior curiosidade e dúvida dos antigos, enquadrando-se, Egípcios, Gregos e Romanos, onde seriam as "Cabeceiras daquele rio dos mistérios- acima supracitado". Tentaram encontra-las através de expedições rio acima, sempre malogrados, encalhavam nos Pântanos de Sudd. Júlio Cesar frisou que gostaria de perguntar aos deuses: sobre a origem do Nilo. Mistificado, aceitando-se a explicação de Heródoto: teria início nas fontes sagradas no interior da África. Os mapas mostravam as nascentes do referido, como cabeça encoberta de deus Helênico. Essa busca provocou a morte do Dr. Livingstone (famoso explorador inglês). A expedição de Richard Burton entre 1856 a 1858, é que o lago "Vitória" foi estabelecido como sua fonte primordial. O referido não teve o reconhecimento da descoberta, doente, deixou seu companheiro Jhonn Hanning Spek com os louros nos idos de 1858, passando este último, como o desbravador das nascentes do Nilo. Enquadra-se o Nilo como o mais longo do mundo. Irriga Uganda, formador dos  pântanos SUDD e deságua em uma míridi de braços em Alexandria, no Egito. Hoje sabe-se que sua nascente, fica em "BURUNDI" até desaguar no Lago VITÓRIA. Diversas denominações: Kagera, Bar - el Gebel, Nilo Branco, Nilo Alberto, apenas Nilo , após receber as águas do Nilo Azul, que vem da Etiópia,
ganhando o nome de Nilo VITÓRIA ao deixar o Lago VITÓRIA rumo ao norte, flui caudaloso e de grande impotância por 5600 quilômetroe até o mediterrâneo. É responsável pela paisagem verdejante e pela felicidade do país. Os Ugandenses ainda de acordo com a enganosa descoberta de Speke, chamam oficialmente de "Nascente do Nilo", com direito na placa e visitação escolar. Tambem com dos programas mais emocionantes do turismo: O "Ratting das nascentes do rio Nilo. Turístas do mundo inteiro, aventuram-se por 30 quilômetros de corredeiras, algumas com graus 5 e 6  - os mais altos da classificação. O Ministério do Turismo de Uganda, afirma tratar-se o Ratting comercialmente operado mais radical do mundo.

CANAIS DE IRRIGAÇÃO

São as bases construídas e responsáveis pelo cultivo do Trigo, Arroz e Tamaras.
A irrigação tem capacidade para tres colheitas anuais. O solo é bastante fértil, porém usam "Adubos Químicos"  em 30% de seus latifúndios.

A REFORMA AGRÁRIA

Imposta pelo Governo Egípcio, liderado por MUBARACK, foi considerada desvantajosa pelos agricultores.
Argumentos PRODUTORES: não se pode vender terras nem reparti-las e a produção é a palavra de ordem. São atribuídos 18 hectares a cada pessoa. Todos tem em mente um SLOGAN,  "O Nilo é o Egito e o Egito é o Nilo"

REPRESA ASSUÃ

Abdel Nasser, que presidiu a Nova República Egípcia depois guerra contra os Franceses, é imortalizado pelo seu nacionalismo. A Represa de Assuã, geradora de Energia Elétrica do Egito, é reconhecida como a obra de maior grandeza econômica e social do país. Proporciona aos agricultores do Vale do Nilo, três colheitas anuais. Assuã sem dúvida, representa a modernidade. Alem da agricultura, os Egípcios cultivam o turismo e trabalham tambem na Indústria; as pirâmides no Cairo, atraem gente de todo o planeta. A grande quantidade de visitantes quer sempre montar em Camelo. No passado, estes serviam para a montaria e transporte de pessoas e cargas, são uma atração à parte, nas cidades envolvidas pelo turismo no Egito, mesmo nas proximidades das pirâmides, esses animais são amáveis e dóceis.

ATRAÇÃO INVESTIDORES INTERNACIONAIS

Os montadores de Carro no Japão, são atraídos para o novo mercado. O salário no Egito, é de US$ 120, correspondendo US$ 220,0

RELIGIÕES  PROFESSADAS

Cristianismo e Muçulmano e os demais são Cristãos Cóptas, que vivem sobretudo, sem conflito.

ÁREA DE SAÚDE

O povo tem a saúde grátis, oferecida pelo estado- os hospitais e as escolas são ESTATAIS; os médicos são de primeira categoria. Hoje há mais médicos do que doente, assinala um Egípcio.

A GRANDE OBRA HIDRÁULICA

Com ajuda da União Soviética (URSS), 5 Fm de comprimento e extensão Represa, com mais de 400 Fm. As Turbinas foram feitas para gerar eletricidade e evitar enchentes. Um ecosistema perfeito criado as margens do Nilo próximo aos monumentos historicos etc...

Considerações Finais

O Egito trata-se de um país milenar, dos antigos costumes, dos Faraós, tem uma grandeza imensurável, seu território belíssimo, sua história, sua grandeza nos anais dos tempos, Ainda a construçao de suas pirâmides com suas finalidades e suas crenças, pertencente ao continente Africano em cujos costumes árabes por suas  (idumentárias e uso de turbantes etc...) são percebidos, ligado ao mundo pelo seu grande canal que facilita as suas relações comerciais com o mundo e unindo-se ou interligando-se às megas e mais longinquas regiões do globo, facilitando a união dos povos, ajudando-os a se aproximarem de regiões diversas, centralizando-se por suas grandezas construídas através dos tempos e da necessidade e a grandeza do Nilo, a Barragem de Assuã e seus heróis empreendedores e fabricantes da felicidade universal do globo.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Passo de Camaragibe Querido e os Meus Oito anos - 2

LUCRÉCIA BÓRGIA - SÉCULO XV

Tragédia de Inês de Castro