A MEGA CONSTRUÇAO DO CANAL DE SUEZ

A construção do Canal de Suez no século XIX, deixou seu marco indelével  na história do mundo, (época em causa),  porquanto envolvida em emblemáticas de desentendimentos e  interesses políticos e individuais ao longo de seu tempo laborioso e retardatário no que se refuta ao contrato original. O referido,  divide-se entre a África e Ásia, separa a Península do Sinai do Egito (África - ligando o Mar Vermelho ao Rio Nilo). Trata-se de 163 quilômetros de extensão, ligando o Porto Said no Mediterrânio com o canal de Suez que se encontra no Mar Vermelho. Portos com o maior trafego marítimo do mundo, junto ao Estreito de Gibraltar e do Istmo do Panamar, ao tratar-se do movimento explícito acima  ( TRÁFEGO MARÍTIMO).  Teve o  início dos trabalhos em 1859 e término em 1869, executado pela Companhia SUEZ de Ferdinands de Lesseps (Francês); 1,5 milhões de Egípicios trabalharam em sua construção, lamentavelmente, houve  baixas nas fileiras dos Operários, pela "Cólera" em meio ao sol escaldante do deserto. O evento em dez anos de labutas, na mega-construção da magnífica obra  em cuja utilidade, seria diminuir as dificuldades das distâncias encontradas na época.  Afinal, todos os  grandes  empreendimentos  ocorrem problemas emblemáticos em que se refuta o indesejável pela ordem das vicissitudes, alheias às vontades de todos os participantes. Conclusão da Obra (17 de Novembro de 1869); passava-se 15.000 mil navios por ano, com uma travessia de 15 horas e velocidade de 14 Km /h, ocorrendo-lhe o fluxo de 14% do transporte mundial.  Os maiores navios da época no Canal de Suez,   através de um Canal Marítimo que era inquestionável, não só para o aumento do comércio entre Europa e os países ricos do Oriente, interligando o Mar Mediterrâneo ao Golfo de Suez até o Oceano Índico e na trajetória acima supracitada. travessia, penosa, entrecortava inclusive,   quatro Lagos a seguir, "Manzala, Timsha, Grande Biter e Pequeno Biter. A briga pelo Canal mais longo do mundo, envolveu Egito, Inglaterra e França, posto que,  sua enorme relevância abriu as portas do interesse pelos  seus  mares, através do mesmo,   em cuja posição estratégica,  permite que as mercadorias sejam transportadas da Europa a Ásia sem encontrar a África, contornando o Cabo Boa Esperança,  porquanto, antes da sua construção, as mercadorias tinham que ser transportadas por terra entre o mar Mediterrâneo e o mar Vermelho, em cuja  disputa internacional encerrada há 50 anos. Em 17 de fevereiro de 1867 e oficialmente a 17/11/ 1869, com a presença de Napoleão III (premiere da Ópera AIDO), - EÇA DE QUEIROZ (Reportagem Diárioe Notícia de Lisboa). A dívida externa do Egito, obrigou o país, vender sua parte do Canal ao Reino Unido que, garantia sua rota para as Indias.
uma estátua gigantesca até 1956 em homenagem ao nobre francês, Ferdinands de Lesseps, com a cabeça levantada e mão direita estendida, o homem de bronze saudava o VAI -VÉM dos navios. Milhares de passageiros, olhavam para o colosso e pensavam: este é o pai do Canal de Suez. Eles não sabiam que não passa de um monumento de uma falsificação da história, escreveu em 1940 - Nicolau Negrelli, eles não tem idéia de que a planta de construção segura pela mão esquerda no alto, nasceu de outro cérebro, isto é, não foram desenhados por Lesseps e sim, pelo avô do denunciante, o Italiano Alois Negrelli - Cavaleiro de Moldelbe a quém não dedicaram nenhum monumento. Trabalharam juntos na Comissão Internacional de SUEZ (Alois Negrelli e Lesseps, ambos sabiam que no Egito antigo, na época dos Faraós, já houvera uma ligação artificial entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho, soterrada pela areia do deserto. Negrelli sabia que um novo Canal podia ser escavado. Segundo o referido, a ligação entre os mares, através de um Canal Marítimo, era inquestionável, não só para o aumento do comércio entre Europa e os países ricos do Oriente no Oceano Indico, mas também para utilização do tráfego marítimo na costa do Egito e para o florescimento de melhorias neste lindo país. Morreu antes de concretizar os planos. Ele comprou da viúva que de nada entendia (todas as Plantas de Negrelli) e segundo comenta-se, apresentou-as como de sua total autoria. Segundo informações, o referido pouco entendia do assunto. Seus conhecimentos estavam na política, era Vice-Consul da França e do Egito. Como autoridade (Diplomata), providenciou a autorização para a obra do Canal em 1854, junto ao Vice Rei do Egito.  Fundou uma sociedade anônima, posto que,  os investidores exitaram, apenas 75% das 400.000 ações postas à venda foram subescritas. Em abril de 1859, Leusseps deu inícioao empreedimento.  Os Britânicos criticaram. A Inglaterra acabara de inaugurar uma linha ferroviária de Alexandria a Suez. Quando Lesseps gastou todo o dinheiro, o Jornal Britânico "Standart" atacou - O que os acionistas iriam dizer?. Estes especuladores da França, Egito e Turquia. Eles vão se arruinar, quando os 200.000.000 (duzentos milhões) estiverem gastos; a Empresa irá abaixo por falta de recursos.

Festa para os nobres Europeus

 O Jornal enganou-se, milhares de Egípcios, continuaram escavando o Canal no calor escaldante do deserto. Muitos morreram por esgotamento. Lesseps  permaneceu determinado. Em 1869 o Canal estava pronto, A construção durou o dobro do tempo previsto e custou tres vezes mais que o planejado.
Na inauguração ninguém mais falava de Negrelli, o idealizador do Canal  entre os mares, através de um Canal Marítimo, era inquestionável, não só para o aumento do comércio entre Europa e os países ricos do Oriente no Oceano Indico. Somente mais tarde , a filha do verdadeiro engenheiro (autor  e idealizador), de posse da documentação,  " papéis importantes" que provavam ter sido seu pai e não Lesseps quém desenhou o Plano para o Canal; levou a questão à justiça.

Sentença: Alois Negrelli, Cavaleiro de Moldelbi, é o criador do Canal, decisão essa que não trouxe benefício para a família do Engenheiro Italiano. Somente a humanidade e os proprietários  do Canal, lucraram com a "HIDROVIA".

 Considerações Finais

Apesar de desaprovado por seu espírito  indomável e benfeitor,  encontro no Diplomata e Engenheiro "Ferdinands Lesseps", qualidades altamente positivas e realismo indescritível,  Pergunta-se: Quém faria o Canal de Suez se dr. Alois Negrelli, falecera, Sua família, sua esposa,  etc...? Não, ninguém, até hoje não teria sido feito. Eu não teria sua coragem Lesseps, mas Vossa Senhoria foi um "Benfeitor Público" e mereceu aquela estátua gigantesca; parabens doutor Lesseps pela sua coragem de transformar o Mundo, mesmo por uma linha enviesada e o seu amigo Negrelli, onde estiver, estará satisfeito, foi um ato de nobreza continuar os ideais e talentos do grande colega e amigo da nação Italiana por seu filho ilustre e genial e  a França devia se orgulhar de você, aliás o mundo em peso não devia esquece-los. Ninguém enfrentaria o que Vossa Senhoria enfrentou em dez anos e até mais que isto. Os meus cumprimentos e Congratulations pela atitude espirituosa de continuar o que Negrelli imortalizou. Ninguém lhe chamará de impostor, porque jamais o foi. Observação. Agora comporta navios de 500 metros de comprimento e 70 metros de largura. Nos momentos felizes é quando lembramos os valores de Negrelli e Lesseps mundialmente falando.

Em tempo.

Observação. Ao contrário do Canal de Panamá, SUEZ é destituído de comportas e eclusas, pelo fato de não haver desníveis ou diferenças quanto ao nível do mar ao longo do trajeto.

A Companhia Universal do Canal Marítimo de Suez. segundo pesquisas, tem como principais acionistas: França e Reino Unido. Largura média: 365 metros dos quais, 190 são navegáveis. Observações leitores: nestas informações pode haver alguma falha de pesquisa. Não tenho certeza, há esperança de permissão para navios maiores, chamados "Super Tanquers" mais um passo de progresso na Hidrovia de SUEZ, crendo porém,  que já vem acontecendo.

Em 26/07/1956, Nasser, nacionaliza a companhia do canal com o intuito de financiar a barragem de Assuã. O Reino unido , França e Israel se lança numa operação militar, batizada por Mosqueteiros. Em 29 de outubro de 1956.. - Crise canal durou uma semana. As Nações Unidas confirmaram a legitimidade Egípcia e condenaram a expedição - Francês- Israelo Britânica com uma resolução. Após guerra dos seis dias em 1967 com a força de manutenção de paz da ONU, da qual foi partícipe o Exército Brasileiro, permanecendo estacionado até 1974. "Pequeno histórico" - a 25 de novembro de 1875 - Reino Unido, torna-se sócio majoritário de SUEZ ( 172602 ações de um total de 400.000 ações ordinárias. Em 25/08/82, britânicos tomam o controle canal.

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