Memorial Coruripe

A cidade de Coruripe está situada no litoral sul do estado de Alagoas; apresenta pois um quadro organizacional e futurista promissor e será em breve o eldorado: a beleza do município, a vontade política dos seus representantes nas áreas municipal, estadual e federal nas últimas décadas e agora com o jovem prefeito Marx Beltrão Lima Siqueira. Habitado nos primórdios pelos índios Caetés. A denominação Coruripe é de origem indígena(Cururigi),nome que davam ao rio significando -Espírito zombeteiro-antiga Vila Real),trata-se da meso-região de mata atlântica, segundo município do estado com 1002 Km² e uma população de 52160 habitantes , limitando-se da Costa dos Coqueiros a Feliz Deserto, incluindo ainda o Rosário dos Negros no Poxim e mananciais das lagoas Jequié, Escura e Vermelha e após a travessia do rio, as praias: Canoé e Balança, além de Miai de Baixo e Miai de Cima, local elevado c/ linda vista de toda a praia, mares calmos piscinas naturais e ainda o grande balneário, Pontal de Coruripe com total infra-estrutura.Há quem afirme que a palavra Coruripe de origem indígena signifique: rio dos sapos, prefiro ficar com a primeira:espírito zombeteiro, afinal, é parte remota da história, do Tupi-Guarani que não terá grande influência. Por certo, o município, terá um crescimento vertiginoso com a construção de um Estaleiro, dará oportunidades para novos empregos e fortalecerá a economia do município e do estado de alagoas e um Brasil mais justo; obra impar, além de ter sido construída a estrada asfaltada que liga as Barreiras de Coruripe à cidade e que recebeu o nome de um filho ilustre daquela região-Walmari Vilela, muito justo. Roteiro das fazendas Rincão belíssimo; seus canaviais, assemelham-se a grande lençol verde, situado entre antigos engenhos, hoje fazendas- o que se planta dá pois a terra é fértil, lembrando a Mesopotâmia no Oriente Médio. grandes propriedades, antigos engenhos um deles transformado em Usina por seus antigos proprietários, memoráveis patriarcas, era o Vale do Camaçari; cousa mais linda não há-hoje denomina-se Usina Coruripe, a mais equipada e moderna do estado. Memoráveis e felizes dias: a casa grande c/varanda, o barracão, o sitio com árvores frutíferas, as montanhas c/suas árvores frondosas, um rio onde em suas margens, tomava-se a cachaça branca por ali era fabricada e mergulhava-se após a primeira dose, refrescando-se, sentindo o cheiro do mato, o odor da cana abençoada. Em minha tenra idade ia de charrete a feira da Usina, vislumbrava pequenos aviões (teco teco), havia um pequeno campo de pouso para aquelas naves, nos tempos de José de Castro Azevedo João Beltrão de Castro, parentes. Os engenhos gloria, Mangueira, Mocambo, Paraná, Boa Vista, fazenda Laranjinha, onde a varanda parecia um Pau de Araras pois os meus avós acolhiam toda a parentela, para as palestras; aquela cousa bucólica...vou embora pra parságada que sou amigo do rei, vou montar em meu cavalo; o brinquinho, que diziam ser meu, mesmo com três anos de idade, meu irmão me segurava, aquele morreu no comício na Ilha das Cobras em 1948- José Sebastião de Azevedo, destino cruel o do finado Zezé, meu pai em S. Luis de Quitunde caía na cama a chorar as mortes do filho e do primo Moacir Beltrão, parente e amigo. Eram como irmãos e eu com menos de 5 anos não sabia que homem chorava... , a Laranjinha foi vendida por preço irrisório ao Augusto Gama e tia Marieta Gama Lessa Azevedo. Aconselho aos turistas e Alagoanos em geral, visitarem as praias de Coruripe; ajudem ao desenvolvimento daquele município e divirtam-se com suas famílias. Esporte, Educação, Saúde e segurança estão em prioridades, a exemplo: o grande time de foot-boll, o Coruripe, sustentado com amor por seus representantes políticos.

Comentários

  1. Meu bisavo era de Coruripe, e seu sobrenome era de Castro Azevedo? Será que era parente desse José de Castro Azevedo?

    ResponderExcluir
  2. Claro que seu bisavô trata-se de parente do dr. José de Castro Azevedo ( um dos patriarcas e grande ser humano e ex-usineiro da antiga "Usina Camaçari, vendida ao Tercio Wanderley em 1946; todas evidências em 100% comprovam o parentesco e bem próximo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não se fala também em meu avô? Sergio de Castro Azevedo, que juntamente, com meu tio-avô, José de Castro Azevedo, foram os fundadores da Usina Coruripe?

      Excluir
    2. Sim Sérgia Azevêdo, desculpe-me, não foi por descaso com vósso avô (SERGIO DOURADO DE CASTRO AZEVEDO). Era realmente denominado "O Pai dos Pobres", segundo me consta,porém morreu em 1939, eu sou dos anos 40 muito depois, porém, conheço a história: Sérgio, conjuntamente à seu irmão, fundaram a Usina Camaçarí, hoje U. Coruripe, suas filhas e filhos me são muito caros: ÉLIA, ZÉLIA, MARIA AMÁLIA, MARGARIDA, NOÉLIA, BERENICE, NEIDE, TEREZINHA, SERGINHA, LUIS, ERNANDE, HUMBERTO, ZECA e outros. Em outro artigo, enfatizarei sobre seu avô e todas nuanças desta família em cuja sangue, corre nas minhas veias oriundas do "CRESCENTE FÉRTIL DO BRASIL: O VALE DO CAMAÇARÍ com sua nobreza, os "Azevedos" de origem IBÉRICA (PORTUGUESA), ASSENTADOS em várias partes do Brasil. ass. José de Azevedo

      Excluir
  3. Sou neta da Maria Amália, filha do Sérgio Castro Azevêdo. Gostaria muito de saber mais a respeito da vida e trabalho do meu bisavô.

    ResponderExcluir
  4. Onde eu procuro alguma biografia sobre o sergio dourado de castro azevêdo? E jorge assunçao?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Passo de Camaragibe Querido e os Meus Oito anos - 2

LUCRÉCIA BÓRGIA - SÉCULO XV

Tragédia de Inês de Castro