Florença Berço do Renascimento (Cont)

Américo Vespúcio, Florentino e  Piloto da Armada do Genovês Cristóvão Colombo de 12 de outubro de 1492 quando chegou a "Porto Rico e Jamaica", teve o seu nome a posteriori, contemplado em toda América e a recíproca é verdadeira para o referido rincão tricontinental que aceitou sem delongas a denominação América - (Novo Mundo e seus compatriotas).
MOISÉS
A pequena Florença, com seus cafés e Afrescos; pós transmilênio (Sistema Metrô de Superfície), facilitou a vida, trazendo o progresso e conforto ferroviário àquela cidade.  A População de Florença é de cerca de meio milhão de pessoas, está localizada no leste do país entre o mar Adriático e do Mar Tirreno, o clima e a temperatura é ligeiramente instável e caracteriza-se por Invernos ventosos e verões quentes. Valorização Greco-Romana. Para os artistas da época Renascentista, os Gregos e os Romanos, ao contrário dos homens medievais, possuem um entendimento completo e humano da natureza.
Seguindo esses princípios, o homem passa a ser o centro e principal personagem (Antropocentrismo). Gênova, Veneza e Florença, acumulam grandes riquezas por intermédio do comércio e começam a investir em artes e desenvolvimento cultural, ficando assim a Itália como o berço do Renascimento, espalhando-se pela Inglaterra, , Espanha, Portugal e países baixos. Os artistas a seguir, Michelângelo Buonarroti (1471-1564) - Arquitetura, Pintura e Escultura ( Obras principais - Davi, Pietá e Moises (Escultura) e Capela Sistina (Pintura). Rafael Sanzio, pintou várias madonas (Virgem Maria com Menino Jesus). Leonardo da Vinci ( 1452-1519), Pintor, Escultor, Cientista, Físico e Escritor (Obras principais -
Monalisa e última Ceia). Área Científica Astronômica Nicolau Copérnico (Heliocentrismo e
MONALISA
Movimento Estelar). Galileu Galilei - Instrumentos optcos (Geocentrismo), construiu Telescópio; preso, perseguido e condenado pela Igreja Católica da época por ter sido considerado Herege, desmentiu idéias para fugir de pressupostos castigos a posteriori, movido por excesso de conturbações que o afligiam naquele momento. Conquistas Marítimas: contrato mercantil com a Ásia (Ampliação do comércio e Diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV). Ajuda conhecida como Mecenato ( Esses Mecenas - Governantes e Burgueses, tornaram-se populares na Península Itálica), se desenvolvendo mais nas cidades de Veneza, Florença e Gênova (Movimento Artístico e Intelectual). Renascimento - baixa idade média e início idade moderna (Séc. XIV a XVI), humanista valorização, inspirados na Antiguidade Clássica e na Natureza que os cercam. Florença e Roma, centro mais importante. Dividido em DUOCENTO (1200 a 1299, Trecento, 1300 a 1399, QUATROCENTO ( 1400 a 1499 e CINQUECENTO (1500 a 1599). DUOCENTO E TRECENTO - SEC. XIII, O Gótico começa a dar lugar para uma arte que resgata a escala humana - primeira manifestação do Renascimento. Principais características: surgimento da ilusão de profundidade  na obras. Em Siena, Ducio de Buoninsegne e Cimabue e sobretudo, seu aluno Giotto,
PIETÁ
pioneiro nova missão: Afrescos de Giotto (Igreja Santa Croce, Florença- figuras mais sólidas do que as Góticas, situadas em ambientes arquitetonicamente precisos, dando impressão de existência Concreta. O Renascimento do Naturalismo no sec. XIV, como Donatello ( O Michelângelo do TRECENTO, aprimora técnica mais representativa do Renascimento, imagem - o antropormofismo, arte e pensamento.


A ÚLTIMA CEIA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Passo de Camaragibe Querido e os Meus Oito anos - 2

LUCRÉCIA BÓRGIA - SÉCULO XV

Tragédia de Inês de Castro