Considerações Finais-Florença, Berço Renascimento

Nicolau Maquiavel, um dos filhos mais ilustres de Florença, considerado "O PAI DA CIÊNCIA POLÍTICA", o TECNOCRATA, o BUROCRATA DE PRIMEIRO ESCALÃO E COMO SECRETÁRIO , DETÉM E MANIPULA OS SEGREDOS DE ESTADO, DEIXOU O GRANDE LEGADO EM SUA MAGNÍFICA OBRA - " O PRÍNCIPE". Ainda os nossos agradecimentos a obra do MECENATO, Porquanto ajudou os artistas da época e entendeu que o Renascimento era necessário e esplendoroso no espaço e no tempo para a entrada na "IDADE MODERNA" e sair do OBSCURANTISMO  que buscamos esquecer, Agradecemos a todos os países que fizeram parte desse EVENTO, locupletando e comungando as mesmas idéias. Agradecemos ainda à todos os artistas das Ciências , das Artes, da Literatura e outros em cujas obras fizeram renascer, iluminaram e buscaram o de melhor para o engrandecimento e demonstração do que haveria de SER.  GIOTTO DE BONDONE, revolucionou a arte ao conseguir dar expressão e profundidade as figuras humanas. PIERO DELO FRANCESCO (QUATROCENTO - SEC. XV), pintura impessoal e solene - mistura figuras geométricas e cores intensas. FILIPPO BRUNELESCHI - ARQUITETO E ESCULTOR, criador da cúpula de DUOMO, Florença, consegue a perspectiva: artifício geométrico que cria a ilusão da TRIDIMENSIONALIDADE numa superfície plana. DONATELLO (1386-1466), aprende a esculpir em MÁRMORE, como assistente nas portas do BATISTÉRIO em Florença, esculpi Davi, Madalena e São Jorge com o poder de produzir TENSÃO EMOCIONAL RAFAEL SANZZO (1483-1520): MADONAS, SAUL, VIRGENS DIVERSAS, PAINÉS PAREDES VATICANO E VÁRIAS CENAS DA HISTÓRIA SAGRADA, CONHECIDAS COMO A BÍBLIA DE RAFAEL. LEONARDO DA VINCI (1452 A 1519), APRENDIZ DE ANDREA VERROLHO E PROTEÇÃO DE LOURENÇO DE MÉDICE (1482 A1499),  VIVE EM MILÃO, PINTA OS AFRESCOS DA (ÚLTIMA CEIA), PINTA "MONA LISA" (1503-1506),  INVENTA PEÇAS MODERNAS: ESCAFANDRO, HELICÓPTERO E PARA- QUEDAS (O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS); finalizando, chamo-vos a devida atenção para os Símbolos e suas representações. Este, trata-se do  PENTAGRAMA, representado por Leonardo da Vince: O Homem Vitruviano. Baseado numa passagem do Arquiteto Romano Marcus Vitruvio Pollio, na sua série de dez livros, intitulados de "DE ARCHITETECTUR", um tratado de arquitetura em que no terceiro livro,  descreve as posições do Corpo Humano dentro de um quadrado e um círculo mas suas tentativas , ficaram imperfeitas, quando Leonardo da Vince aparece no cenário, o encache saiu paralelamente perfeito. O redescobrimento das proporções matemáticas no corpo humano ( Século XV, precisamente l490), considerado, uma das grandes realizações que conduziram ao renascimento Italiano. O desenho é também considerado, como um símbolo da simetria básica do corpo humano e por extenso para o Universo como um todo. Obs. A área total do círculo é idêntica a área total do quadrado e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático  para calcular o valor do número irracional: PHI = l,6l8. Leonardo da Vince, relaciona o homem à natureza. Ele teve a visão do corpo humano, como a visão do Microcosmo e acreditou que o organismo humano, funciona da mesma forma que o Universo e também que o Homem Vitruviano é a Analogia Cosmográfica do Planeta Terra - do Macrocosmo. O Símbolo trata-se de  Pentagrama; corresponde a uma figura de cinco pontas em forma estelar e configurando  o homem em sua plenitude. Trata-se o desenho, de uma figura masculina desnuda - separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritas num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo 1/8 da figura total. O desenho do texto em alguns momentos são chamados "O CÂNONE DA PERFEIÇÃO". O desenho atualmente faz parte da coleção da Gallerie del Academia de Veneza, Itália. Examinando minuciosamente, nota-se que, a combinação da posição dos braços e pernas, formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas  no quadrado. A posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo; deixando a ilusão de que o centro aparente da figura, demonstra movimento, mas na realidade,  o UMBIGO da figura que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel. Obs. Se houver interesse procure as dimensões representativas do HOMEM e o desenho, pela Internet. Há muitas especulações sobre o SIMBOLISMO dos desenhos de Leonardo da Vinci, inclusive religiosas e irreligiosas, não se impressionem com a pequenez de instituições ou pessoas, elas encolhem cada dia em suas insignificâncias; a verdade é o inconformismo com a genialidade daquele que bem utilizou a massa cinzenta de um cérebro prodigioso e fez parte do maior movimento da história - O RENASCIMENTO; contribuindo assim,  para "Felicidade Universal." A imagem em pauta representa a pedra angular de Leonardo da Vinci, pois relaciona o Homem à Natureza.

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