GEOGRAFIA DA EUROPA

Em extensão, ocupa o segundo lugar, ficando a Oceania como o menor continente, ocupando obviamente, o primeiro lugar em extensão. Quando fala-se da EUROPA, imagina-se, pela sua importância que seja grande a sua parte emersa, destarte cometemos um grande engano  pelas aparências, desenvolvimento e belezas inclusive a parte histórica que encanta o mundo. Ocupa uma extensão de apenas 10.530.751 Km², representando 5,7% das terras emersas. Falando extritamente em termos geográficos ou geografia contemporânea, a EUROPA e a OCEANIA deixariam de ser continentes, perdendo esta categoria, já podem ser consideradas macro-unidades geográficas (MUG), posto que, no caso, EUROPA, esta macro-unidade geográfica é um prolongamento ocidental do continente EURASIÁTICO - Caracteriza a EUROPA no sentido geográfico como ( muita incidência climática como em sua geografia humana), a imensa quantidade média de costa marítimas e oceânicas, pela presença em grande quantidade de Penínsulas, Golfos,, Mares Interiores e Ilhas face o influxo de corrente do GOLFO e a proximidade dos desertos quentes da África e Ásia, determinam que na EUROPA, preponderantemente, pese as latitudes, por clima temperado, favorávelmente benígno no atinente a habilidade humana. A abundância de Costas e Hidrovias permite o trânsito normal da população e em seguida o seu estabelecimento desde fins do pleistoceno ( quando o Homo Sapiens substituíram aos homens de Nierdantalensis. Ao sul a EUROPA está separada do continente africano pelo mar mediterrâneo. Como a EUROPA, pela tradição se considera um continente, o mais plano de todos, com uma altitude média de 230 metros. A maior destas planícies é a planície do norte, que se estende a 2000 Km, desde as "Costas Atlânticas Francesas, até aos Montes Urais, fronteira física mais oriental com a Ásia". Os pontos mais altos são; os Montes Elbrus (RUSSIA) na EUROPA ORIENTAL (5642m), o DIKH- TAU ( próximo do ELBRIUS _ RÚSSIA ( 5205 m), o SHKHARA (GEORGIA (5204 m) e o Monte Branco, FRANÇA e ITÁLIA na EUROPA OCIDENTAL (4807m).
Ao sul a EUROPA está separada do continente africano pelo mar mediterrâneo, fronteira à uns trinta quilômetros no Estreito de GIBRALTAR, a sudoeste, os limites com a Ásia , também estão dados pelo mediterrâneo e pelos mares subsidiários ( o estreito dos Dardanelos, o Mar Marmara e o Helesponto com muitos quilômetros de largura, o Bósforo é tão estreito que atualmente várias pontes o cruzam). Na realidade o mar mediterrâneo e sua bacia , mais do que um limite, considerando os pontos históricos, são um nexo de união com outros continentes (As Macro Unidades Geográficas com Ásia e áfrica), resultando como verdadeiros limites culturais e étnicos, entre os mesmos, as extensas regiões desérticas que se localizam do outro lado do mediterrâneo. Considerando a ISLÂNDIA,  como grande parte da EUROPA e a GROELÂNDIA como parte da América, pode-se observar que as  distâncias entre a EUROPA e o Continente Americano são bastante insignificantes.
PONTOS EXTREMOS DA EUROPA: ao Norte: Cabo Nordkimn, Noruega (Continental) e Xhivskjelodden Noruega (ilha); sul: Ponta de Tarifa - Espanha Continental e Gávidos, Grécdia (ilha)oeste: Cabo do Roco, Portugal continental e Ilhende Monchique, Portugal (ilha)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Passo de Camaragibe Querido e os Meus Oito anos - 2

LUCRÉCIA BÓRGIA - SÉCULO XV

Tragédia de Inês de Castro