A política aristotélica

Aristóteles, o filósofo grego- aproximadamente (quatrocentos anos a.C), -- destacou-se como aluno e ajudador de seu grande mestre,"Platão". Estudou ainda a filosofia pre-platônica,construindo e somando conhecimentos com a cultura asiática, na educação e na política, entre outros. Como filósofo e político, foi mentor de grandes juristas e pensadores inclinados à ciência e ao realismo. Considerava o homem o melhor dos animais quando seguidores da lei e da justiça e o pior, se em parâmetros opostos ao citado. A injustiça leva o homem ao abismo - O homem quando destituído de qualidades morais é o mais impiedoso dos animais por adquirir qualidades estranhas às que lhe são peculiares, ficando assim no ostracismo ou negativado dos dons positivos e da sociedade. Em Atenas sentia-se em casa e como estudioso e pensador passava seu tempo, mas faltava-lhe algo, e o pressentia: a seu próprio bem, de seus amigos- faltava sua escola.
A escola de Aristótelis tornou-se por inexorável coincidência ou destino empreendedor, a semelhança da academia platônica. Demóstenes, o maior orador grego aliciara a Grécia para a independência de Atenas, culminando num grande reboliço no glorioso País, este quase três séculos depois tornou-se o inspirador e mentor de idéias do maior orador romano de todos os tempos: Marcus Tulio Cícero (106 a.C.)... o das terríveis denúncias CATILINÁRIAS, contra o corrúpto, o ABUTRE CATILINAS. Aristótelis acusado de ateísmo refugiou-se em Eubéia, onde morreu no ano seguinte com sessenta e dois anos. A política aristotélica está unida à moral para chegar-se à virtude- cidadãos com formação moral e com meios necessários. O Estado trata-se de um corpo moral, composto pela moral individual, primeira atividade suprema que se contempla em sua formação. A política em sí, é separada da moral, pois tem como objetivo o indivíduo e a coletividade. A ética é a doutrina moral individual, a política é a doutrina moral social. O estado é superior ao indivíduo, posto que a coletividade é superior ao indivíduo, o bem comum superior ao bem particular. O homem como de natureza é animal social, não pode se realizar sem a sociedade do estado, porquanto é no estado que se consegue a plenitude de satisfação das necessidades em geral. Como as partes vem cronologicamente, a família precede ao estado e se compõem de muitos individuos é obvio que devemos falar primeiramente da família que trata-se da célula fundamental para a formação do referido. Segundo Aristótelis, a família compõe-se de quatro elementos: Os filhos, a mulher, os bens, os escravos; além do chefe da família, que os direciona, ( havia escravos na Grecia antiga). Deve ele guiar os filhos e as mulheres, face suas imperfeições. Deve ser empreendedor quanto aos seus bens, fazendo-os frutificar; a família, além de um fim educativo, tem também um fim econômico. E como o estado, é-lhe essencial a propriedade, ficando assim, o homem como a cabeça e a família e demais, o corpo. Os homens tem necessidades materiais. Para que a propriedade produza, instrumentos devem ser usados; são de necessidades prementes: os escravos eram o principal instrumento das prerrogativas da família ou do estado. - O ser na condição de escravo na Grecia antiga, sofria o engodo, a falsidade ideológica de existir a possibilidade da cultura da alma mas para o aludido estágio, era preciso tempo e liberdade e para tais qualidades espirituais, excluídas pelas próprias origens, qualidades materiais dos referidos:- uma vez escravos, sempre escravos. Aristótelis não negava a natureza humana aos referidos, mas afirmava que na sociedade eram necessários os trabalhos materiais, que necessitam de indivíduos particulares, ficando assim, excetuada toda e qualquer possibilidade de progresso no ser escravo, (não concordo com o filósofo neste aspécto), - como se houvesse uma barreira intransponível para tais indivíduos, jamais sair da condição original! - o estado em sua plenitude, naturalmente por ser o homem em caráter social e político, provê necessidades materiais , como uma ordem matemática,- negativas e positivas : defesa e segurança, conservação e engrandecimento; de outra forma torna-os irrealizáveis mas, o fim é espiritual, deve lograr virtudes e a felicidade dos súditos pela ciência. - Que ciência desnaturada e invisível! - Que tarefa desenvolverá o estado em harmonia e hierarquia em todas as faculdades espirituais, intelectuais, subordinando as materiais e físicas! Educação: artes liberais - algumas importantíssimas, outras não! Condenação do estado pelos estudiosos, pais das cièncias: por visar a conquista e a guerra, pondo assim, a conquista acima da virtude, ao invés de se preocupar com uma educação de paz, científica e moral; ainda assim, o olho mágico de Aristótelis, salva o direito privado, a propriedade particular e a família. A divisão platônica das castas , é reconhecida por Aristótelis, reconhece os homens livres, os cidadãos e dos escravos e trabalhadores sem direitos políticos.- incrível a filosofia política e o reconhecimento de Aristótelis, tão notável pelas camadas sociais em sua época! - O comunismo é fantástico, mas irrealizavel! O estado não é uma unidade substancial e sim uma síntese de indivíduos substancialmente distintos. Para a unidade absoluta, é preciso reduzir o estado a família e a família ao indivíduo - o último, possue a unidade substancial que faltam aos primeiros. Aristótelis reconhece a monarquia como o governo de apenas um, (caráter, valor e unidade), deturpando-se com a tirania, Aristocracia: governo de poucos, caráter e valor e qualidade, podendo ser deturpado com oligarquia. Democracia: governo de muitos,valor é a liberdade, detupando-se com a demagogia. O fim da atividade estatal: o bem comum e não ao despotismo. Preferência de Aristótelis: forma de república democrático intelectual, a forma de governo clássico da Grecia (Atenas). Ainda diz o Sábio : a forma não é abstrata e sim concreta: relativas, adaptadas às situações históricas, às circunstâncias do povo!- Isolando-se de cotidianos importantes, dedicou-se o grande mestre e pensador à investigação científica; escrevendo sobre todas as ciências, entre elas: LÓGICA, FÍSICA, METAFÍSICA, ÉTICA e RETORICA etc...
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Aristótelis em sua trajetória de vida, foi o homem que dignificou a Grécia e o mundo em geral que até os dias atuais, seguem seus princípios filosóficos e foi o pai cultural, o Ícone das ciências em todas as épocas; uma enciclopédia humana em cuja tocha, está sempre acesa e jamais se apagará,- discordo apenas em alguns aspéctos, mas reconheço suas expectativas culturais, físicas e morais, afinal era uma época de formação e mesmo o sacrifício dos justos para viverem em paz, é compreensível a ponto de formar o seu grande e famoso "SISTEMA" e a fascinante e brilhante ocasião da idéia da inauguração do LICEU (a PERIPATÉTICA- escola iluminista) em cujo brilhantismo, o planeta terra, as nações, os indivíduos clarividentes, celebram com louvor ao gênio: muitas gracias pelo legado filosófico. político, social e outros.

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