A Armada de Cabral em busca das Indias - descobrimento do Brasil

Com a tomada de Constantinópla pelos "Turcos Otamanos" em 1453, culminou com uma ruptura total dos costumes, no comércio nas artes, na ordem social em geral, formando-se um novo sistema e pondo fim ao "Império Romano do Oriente". Em Portugal inciou-se novos propósitos, excepcionalmente, o atinente as navegações, que tiveram que adaptar-se à busca de novos caminhos pelos mares para chegar às Indias. Antes, o comércio das mercadorias com as indias, era feito por navios Genovezes e Venezianos que intermediavam esse trabalho intercontinental, através do porto de Constantinopla e seus entrepostos para tais eventos; distribuindo-se assim,as especiarias das Indias e produtos outros, para localidades diversas e em contrapartida, havia o encaminhamento dos seus próprios produtos; em síntese, um intercâmbio comercial entre nações. Com essas dificuldades comerciais pelos mares, o rei de Portugal D. João III, autorizou aos navegadores, utilizar o "Oceano Ìndico" como novo caminho para o oriente. Com as dificuldades ora em pauta, o rei de Portugal e as cortes, tomaram a decisão de formar uma Armada composta por 13 caravelas, sob o comando do nobre Pedro Álvares Cabral a fim de encontrar um novo caminho para as Indias. Atravessando um desconhecido mar, chegou a terras distantes, ao ocidente da Penísula Ibérica, tomando posse das referidas. Para o reconhecimento da posse, D. João III, reconhecendo as dificuldades de lidar com a nova terra e seu longo litoral, criou no início do século XVI, as capitanias hereditárias, nomeando Donatários, pedindo-lhes que as povoassem: povoados, vilas e cidades; dando-lhes condições de sobrevivência, isto é, garantir os lugares criados, com água, porto e lugares adaptáveis para o criatório e a agricultura. Apesar da gente forte e aventureira, apenas duas capitanias sobreviveram às dificuldades encontradas: A capitania de São vicente (São Paulo) com o português-Diogo Álvares e a de Pernambuco com Duarte Coelho Pereira. Recebento este imenso território de oito milhões e meio de Km² e um litoral de 7367 Km. Em tempo: saindo o fidaldo Pedro Álvares Cabral (Capitão da Armada) do porto de Lisboa a 8 de março de 1500, tendo terra a vista (MONTE PASCOAL), 22 de abril e desembarcando em PORTO SEGURO em 24 de abril de 1500. A travessia foi tranquila inclusive com intensa CALMARIA (FALTA DE VENTOS): apenas um acidente disvirtuou a longa viagem: afundou a NAU CAPITÂNIA em Fernão de Noronha. Denominação do local onde chegara- BAHIA DE TODOS OS SANTOS. O escrivão da frota: PERO VAZ DE CAMINHA. CONSIDERAÇÕES FINAIS:devemos encontrar a nossa identidade colhendo fatos do passado, erros ou acertos, que possam conservar a memória de nossa História. O desconhecido mar acima referido para encontrar o caminho das INDIAS, trata-se do Oceano Atlântico e CONSTANTINOPLA, fora BIZÂNCIO, hoje STAMBUL.

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